29 de setembro de 2009

Feitos Mágicos Comuns

Observação: Alguns dos parâmetros apresentam dois níveis de Esfera; o primeiro permite que um mago atue sobre si mesmo, enquanto o nível mais elevado permite que ele afete outras pessoas. Curar-se exige Vida 2; para curar alguém, você precisa de Vida 3. Outros feitiços começam pequenos (como conjurar um vento), mas exigem Esferas mais elevadas se você quiser fazer algo realmente grande (como conjurar uma tempestade). Essas operações foram marcadas com um " + ".

Mágika Corporal
Adaptar o Ambiente                               Vida 2 (3)
Animar Cadáveres ou Partes                  Vida 2 / Primórdio 2
Causar/Curar Doenças                            Vida 2 (3)
Criar Corpo                                             Vida 2 (simples) ou
                                                          5 Complexo)/Primórdio 2



Duplicar Corpo                                      Vida 5/Pri  mórdio 2

Criar Membros Novos ou
Outras Características                            Vida 3 (4)

Curar/Ferir Ser Vivo                               Vida 2 (3)
Curar/Ferir Vampiros                             Vida 3/Matéria 2
Aumentar Físico/Características             Vida 3 (4)
Aumentar Velocidade                            Tempo 3

Reviver Morto                                       Vida 4/Espírito 4
                                                               Primórdio 3

Apodrecer Corpo                                   Entropia 4 (ou Vida 4)
Metamorfose                                         Vida 4 (5)
Absorver Dano Agravado                      Vida 3
Transformar-se em                                 Vida 3/(qualquer
Outro Elemento                                      Esfera que se aplique)

Destino & Sorte
Causar Deterioração                               Entropia 3 +
Localizar Fraquezas                               Entropia 1
Alterar a Sorte                                        Entropia 2

Objetos & Elementos
Invocar Tempestade                               Forças 4+/Primórdio 2

Conjurar Elemento                                  Forças 3/Primórdio 2
                                                                (fogo, vento); ou
                                                               Matéria3/Primórdio 2
                                                               (terra,metal, água); ou
                                                               Vida 3/Primórdio 2
                                                                 (madeira)

Conjurar Novo Objeto                           Matéria 3/Primórdio 2
Conjurar Ilusão "Física"                         Forças 2+/Primórdio 2
Controlar Elementos Existentes             Forças 2 +

Desintegrar um Objeto                           Entropia 3/Tempo 3
                                                               (ou Matéria 3)
Enrijecer/Aperfeiçoar
um Objeto                                              Matéria 3 +

Campo de Invisibilidade                        Força 2+
Invisibilidade em Ser Vivo                     Força 2/Vida 2

Levitação/Vôo                                        Força 2 + (ou Conexão
                                                                3/Vida ou Matéria 2)

Acelerar/Retardar                                   Forças 2+

Transformar Objetos                              Matéria 2+/(qualquer
                                                                Esfera que se aplique)

Transformar Forças                               Forças 3+/(qualquer
                                                               Esfera que se aplique)

• Percepções & Poderes Psíquicos
Projeção Astral                                      Mente 4 +

Clarividência                                          Conexão 2 (ou
                                                               Conexão 2/Mente 3)

Conjurar Ilusões Mentais                       Mente 2+
Entrar num Sonho                                   Mente 3
Influenciar Humor                                  Mente 2
Controle da Mente                                  Mente 4
Profecia/Visão do Passado                     Mente 2/Tempo 2
Embaralhar Pensamento                          Mente 3
Ver Auras                                               Mente 1 (ou Espírito 1)
Ver Daemon                                           Mente 3/Primórdio
                                                                2/Espírito 1

Ver Através dos Olhos de Outro           Mente 3

Ver Através de Ilusõ es Mentais             Mente 4
Sentir Energias                                       (Esfera apropriada) 1
Compartilhar Percepções Místikas         (Esfera apropriada) 1
Escudo Mental                                       Mente 2
Dilacerar a Mente                                   Mente 3 (ou Mente
                                                               3/Vida 3 para dano 
                                                                 agravado)

Telepatia                                                Mente 3 
Telecinesia                                             Forças 2 +
Traduzir Línguas                                    Mente 3 (ou Mente
                                                                3/Forças 2 para um
                                                                grupo)

Influência Inconsciente                          Mente 3 +

Quintessência
Absorver Quintessência                         Primórdio 3
Canalizar a Quintessência
Entre Coisas                                           Primórdio 3
Criar Cray                                              Matéria 3/ Primórdio 3
Destruir Algo com                                 Primórdio 4 (objeto)
Quintessência                                             ou 5 (criatura)

Drenar Cray                                           Primórdio 4
Drenar Quintessência                             Primórdio 3
Alimentar Novo Padrão                         Primórdio 2
Refinar Sorvo                                         Primórdio 3

Poderes Espirituais
Abençoar/Amaldiçoar                            Entropia 3
Comandar Espírito                                 Mente 4/Espírito 4
Conjurar Espírito                                   Espírito 3
Criar Fetiche                                          Espírito 4
Criar Talismã                                         Primórdio 4
Drenar Energia Espiritual                      Espírito 4/Espírito 4
Ferir Espírito                                          Espírito 3
Abrir/Fechar Passagem                          Espírito 4
Andar pelas Sombras                             Espírito 3
Falar com Espíritos                                Espírito 2
Tocar Espíritos                                       Espírito 2

Tempo & Distância
Afetar Objeto/Ser Distante                     Conexão 2+
Conjurara Ser Terreno                           Conexão 4/Vida 2
Criar Imagens Múltiplas                        Conexão 3 (ou Forças
                                                                2+/Primórdio 2)

Criar Objetos Múltiplos                         Conexão 5/Matéria
                                                                  3/Primórdio 2
Abrir Passagem entre Locais                 Conexão 4
Estabelecer Gatilho Temporal                Tempo 4
Acelerar/Retardar                                   Tempo 3
Teleporte                                                Conexão 3 (4)
Viagem no Tempo                                 Tempo 5 +
Proteção/Esconjurar                               Conexão 2+/(Esfera)

Referência bibliográfica
BRUCATO, Phil. Mago: a cruzada dos feiticeiros. São Paulo. Devir. 2002.



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