25 de janeiro de 2011

Trolls

  
Dever, força e honra são as marcas de um troll. Guerreiros sem igual, eles mantém a velha tradição de falar diretamente e verdades simples. Honra é um modo de vida para eles, e uma vez que eles tenham prometido seu suporte a alguém, eles se dedicam completamente. Muitos trolls esperam a mesma honestidade de todas as fadas, e normalmente ficam desapontados como resultado. Na verdade, muitas fadas consideram os trolls como sendo ingênuos por essa mesma razão, especialmente quando relacionado a confiança. A devoção de um troll não é facilmente concedida, apesar; eles também são vistos como pacientes, dignos e nobres. 

Os trolls consideram a dedicação como sendo a medida de seu valor. Se um troll quebrar sua palavra ou trair uma confiança, ele enfraquece até se redimir de seu feito. Em adição, trolls não podem usar sua grande força sem uma causa justa. Tomar uma vantagem tão injusta sobre um adversário não seria certo, afinal de contas. Lendas contam que os trolls eram na verdade o primeiro kith nobre; quando os sidhe apareceram, uma grande guerra começou. Os trolls perderam, e como resultado, juraram lealdade aos sidhe. Desde então, servirem como guardiões tem sido seu destino.

Esse kith tem uma reputação impressionante largamente por causa dos seus irmãos Seelie. Trolls Seelie normalmente são chamados de “gigantes,” e suas aparências mortais são levemente nobres e bonitas. Valentia e estoicismo definem seu caráter. Sempre procurando civilidades, eles tipicamente usam títulos formais quando se dirigindo a outros e dedicam suas almas para aqueles que respeitam. No romance, eles são pretendentes ardentes que usam todos os adornos da corte. Na lealdade, é praticamente impossível abalar as crenças de um troll Seelie uma vez que elas estejam estabelecidas. Eles preferem alojamentos espartanos e uma vida simples; reconhecimento pelo serviço é recompensa suficiente para eles.

Mas há limites para o que um troll irá aguentar. O escárnio de um pooka ou um nocker muito dificilmente irá irritar um troll, mas se a paciência do troll for quebrada, ele ciará em uma ira monstruosa, destruindo tudo e qualquer um até que ele seja acalmado ou seja derrubado. Mesmo o mais tolo pooka observa atentamente pelo escurecimento do semblante de um troll. Essas fadas também podem ser teimosas. Mudar a idéia de um troll pode ser tão difícil quanto mover uma montanha. Um reino é seguro por enquanto que puder se confiar em um troll. Quando o lar de um troll começa a decair, os outros começam a se preocupar com seu bem-estar. Os olhos de um troll começam a escurecer conforme ele começa a questionar confiança e honra. Esse é o começo da decadência de um troll a seu Legado Unseelie. A maioria dos trolls tentam suportar essa tentação com estoicismo épico — uma vez que a queda comesse os outros não confiarão tanto nele. Se ele descobrir completamente uma traição ou rejeitar suas crenças, seu fae mien muda, e seu semblante se torna cabeludo e fica com características grossas. Nesse ponto, ele é reconhecido como um troll Unseelie. O pior dos trolls Unseelie são tipicamente referidos como “ogros.” Uma vez Unseelie, um troll irá começar a se associar com fadas infames, e o triunfo de vilões malignos ao invés de heróis irá lhe encher com auto-estima.

Por essa razão, Kithain Seelie falam muito bem dos trolls, e reconhecem seu trabalho entre os Kithain. Eles são muito valiosos para serem perdidos para a corte Unseelie. Os trolls são mais do que guardiões das pessoas e lugares que protegem; como fortes defensores, eles também são vistos como os guardiões dos valores de honra e nobreza.

Aparência: Trolls são grandes, variando de 2,10 a 2,70 metros de altura, com ossos grossos e músculos de levantadores de peso. Gigantes Seelie carregam um ar de nobreza; apesar de muitos preferirem uma aparência nórdica, eles tendem a ter pele azul e cabelos pretos grossos. Todos os trolls, todavia, tem olhos azuis ou verdes claros. Trolls tem queixos poderosos, dentes de lobos e pequenos chifres no topo de suas testas.

Estilo de Vida: Na vida mortal, os trolls escolhem profissões honestas onde eles podem colocar suas habilidades em uso. Trabalhos como atletas ou policiais são dois exemplos. Seu gosto é espartano, e eles preferem imensamente o trabalho ao relaxamento.

  • Childlings crescem rápido. Eles aprendem que os modos das crianças são fracos, e eles tomam um serviço honrado bem cedo. A infância é algo melhor deixado para trás. Estoicismo é abraçado.

  • Wilders testam sua força e habilidades até o limite. Grandes adversidades os inspiram a grandes tarefas. Eles são incrivelmente modestos sobre seus feitos, todavia, e estão sempre lutando para se superarem.

  • Grumps são mais lentos que seus irmãos mais novos, mas possuem força sobrehumana. Depois de uma carreira de serviço, eles escolhem uma pessoa ou lugar para proteger até a morte. Nenhuma força na terra pode mover um troll barbacinzenta quando ele se decidiu sobre algo.

  • Afinidade: Fada.


Heranças

Poder de Titã — Wilders ganham um Nível de Vitalidade Escoriado adicional e um ponto de Força adicional durante a criação de personagem, mesmo que issoaumente a Características acima de 5. Grumps ganham dois pontos de força e dois Níveis de Vitalidade Escoriado adicionais (dando um total de nove Níveis de Vitalidade). Todavia, barbas cinzentas também adicionam +1 na dificuldade de todos os testes baseados em Destreza. Essa força extra não funciona na frente de mortais ou dos não encantados a menos que o troll chame pela Wyrd.

Inflexibilidade — Nada pode interferir com a devoção de um troll para o dever. Quando em serviço de uma causa, trolls ganham dois dados extras para resistir qualquer tentação ou distração. Essa Herança está sempre em funcionamento. Nenhum troll pode ter uma falha crítica em um teste de Esportes ou Prontidão.


Fragilidades

Laço do Dever — Qualquer troll que se atreva a renegar um contrato jurado ou um juramento fica doente e perde o Poder de Titã. Apenas se reconciliando pelo seu lapso de confiança ele pode reganhar seu Poder de Titã. Normalmente isso envolve cumprir um novo juramento. Seelie trolls nunca mentem para a fada que estão protegendo; trolls Unseelie mantém seu Laço do Dever, mas usualmente preferem dar suporte a fadas mais infames. Essa confiança deve se expandir dos dois lados; se a confiança de um troll for traída, ele ficará cheio de raiva, e precisa fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 8) para evitar ficar violento. Seu estoicismo traz grande raiva, talvez uma que esteve com eles desde que a Terra era muito jovem...
 
  
Estereótipos

Abaixe suas armas e escute Eric Grimmson, um guarda do Domínio do Sol Poente.

  • Os Boggans — Plebeus tomam conta das tarefas essenciais do domínio. Sem eles, onde nós estaríamos?
  • Os Eshu — Talvez eles sejam um pouco desonestos, mas eles sempre encontram uma aventura. Como eu invejo isso!

  • Os Nockers — Ingenuamente espertos, eu admito, mas é melhor você ignorar suas queixas.

  • Os Pooka — Ladrões. Mentirosos. Tolos. Nunca deixe um deles ficar atrás de você.

  • Os Redcaps — Tanto barulho e fúria! Um golpe sólido e eles caem sangrando.

  • Os Satyrs — Eles fingem serem sábios para justificar uma vida de deboche.

  • Os Sidhe — Eles podem ser pomposos, mas eles trazem nobreza. Se um sidhe é forte, você deve dar apoio a ele. Se ele falhar, então você deve tomar seu lugar.

  • Os Sluagh — Se suas informações são tão confiáveis, porque todos eles tem que sussurrar e se esconder?


Enquanto meu senhor requisitar o serviço de minha espada,
eu estarei a seu lado.

Referência bibliográfica
HAGEN, Mark. Changeling: The Dreaming. White Wolf. 2000.
      

4 comentários:

Hugo Marcelo disse...

Em homenagem à Klatus, morto na "batalha pelo Óleo dos Thuata de Danaan"...

Hugo Marcelo

dklautau disse...

POis, velho Klatus.
Não esqueça do irmão dele Iatus, que ainda está vivo. E a filha Aisha, responsabilidade de Eleonora e Abdul.
Abs!

Hugo Marcelo disse...

A Aisha é uma changeling?

dklautau disse...

POr enquanto não, rsrsrsrsrsrrs.
Mas quem saberá das coisas??? Huahuahuahuahauh.